
O Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, com o tema "Pontos de Cultura pela justiça climática", vai acontecer nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026 em Corumbá, no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Este evento faz parte da preparação para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6ª Teia Nacional, sob a realização da Secretaria Estadual de Cultura, juntamente com a Política Nacional Aldir Blanc, Cultura Viva, Sistema Nacional de Cultura e Ministério da Cultura.
A Teia Estadual de Cultura Viva é um espaço dedicado à articulação, troca de experiências e fortalecimento da rede de Pontos e Pontões de Cultura de Mato Grosso do Sul. Este evento possui um caráter formativo e celebra a diversidade cultural sul-mato-grossense.
Como parte da agenda do Programa Cultura Viva, o evento segue diretrizes que promovem o acesso democratizado, valorização das culturas populares e tradicionais, além da participação social no desenvolvimento de políticas públicas culturais.
Dentre os principais objetivos, destacam-se o fortalecimento da rede estadual de Pontos de Cultura, estímulo à articulação entre iniciativas locais, incentivo à gestão compartilhada das políticas culturais, além de discutir os avanços e desafios das políticas culturais nacionais, como a Política Nacional de Cultura Viva e a Política Nacional Aldir Blanc.
As discussões vão se dividir em três eixos temáticos: o primeiro foca no Plano Nacional de Cultura Viva para a próxima década; o segundo aborda a governança da política nacional, e o terceiro debate o papel da cultura no trabalho e sustentabilidade artística.
No primeiro dia, estão programados debates temáticos, oficinas artísticas e uma plenária final com eleição de delegados. Já no segundo dia, haverá rodas de conversa, dinâmicas e cortejo cultural.
O evento conta com o apoio das prefeituras de Corumbá e Ladário, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, além da correalização pelos Pontões e Pontos de Cultura.
A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, destacou a importância do evento para o fortalecimento da Cultura Viva no estado. Ele articula a participação social, formulação de políticas públicas e valorização dos territórios culturais, com a justiça climática como tema central. "Realizado em Corumbá, o encontro reafirma o papel dos 98 Pontos de Cultura de MS como agentes de transformação social, ambiental e cultural, consolidando diretrizes para o âmbito estadual e contribuindo de forma consistente para o debate nacional da Política Nacional de Cultura Viva", afirmou.